11 de jun. de 2010

Tutorial: Getting Things Done completo com GMail - Parte 1

                Getting Things Done (fazendo acontecer) é uma metodologia de produtividade criada por David Allen e divulgada em seu Livro. Nesta série vou mostrar como eu implementei sua metodologia, usando GMail, Google Calendar e alguns plugins do Google Labs. É importante que cada um adapte a metodologia as suas necessidades e recursos disponíveis. O objetivo aqui é propor a idéia, somente. A Leitura do livro é recomendada.
               Nesta 1ª parte  vamos resumir a metodologia afim de encontrar os elementos básicos que serão implementados na próxima parte; 

Getting things Done segue algumas premissas básicas:
  • Tire tudo da cabeça - Nossa mente evoluiu para propor soluções criativas a problemas identificados, porém é muito ineficiente em manter compromissos e armazenar longas listas de tarefas. Esvaziar a cabeça de compromissos, ou seja, colocá-los em um sistema "CONFIÁVEL", é a melhor maneira de manter a mente em estado criativo.
  • Confiança no sistema - Não importa o quão sofisticado é o seu sistema, se você não pode confiar nele, sua mente consciente e subconscientemente tentarão, de maneira falha, manejar seus compromissos. A confiança num sistema acontece através de condicionamento, uso regular e efetivo.
  • Qual é a Próxima Ação? - O maior foco do sistema é a sua próxima ação, sendo ela algo físico, visível. No plano mental só existe planejamento, que deve ser feito previamente. Suas listas de tarefas incluirão ações (Escrever documento, ler relatório, etc...). É comum ver listas que não possuem ações físicas (Ex: Fazer Projeto, Consertar microondas). Você não pode fazer um projeto, você pode apenas executar as ações que o levam a conclusão de um projeto. Se você pensa em fazer um projeto, significa que você ainda não planejou todas as ações necessárias a conclusão deste. (mais sobre projetos depois...).

COMO FUNCIONA:

Os círculos externos serão as categorias básicas que o sistema deverá possuir:
  • Caixa de Entrada
  • Lista de Projetos
  • Arquivos de Suporte aos Projetos
  • Calendário
  • Listas de Próximas Ações
  • Lista de Espera
  • Arquivos de Referência
  • Lista Talvez/Algum dia
Na próxima parte, a implementação do GTD no GMail.
 

1 comentários:

Vicentin disse...

Muito Obrigado, excelente Blog e excelentes informações

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